Defesa Individual ou HxH
Por Brad Winters

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"A sua habilidade em motivar e ensinar a seus jogadores a praticar uma defesa coletiva forte determinará seu sucesso como técnico de basquete... Meus grandes times adoravam aplicar a defesa 1x1."
Regras Coletivas
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
1. Compromisso com a defesa. A melhor defesa se resume em "Coração" e "Garra".
2. Seja firme na defesa. Cada posse de bola é uma batalha. O time que vence a maior parte das batalhas vence o jogo.
3. Fale na defesa. A ótima defesa é a defesa que se comunica. Devemos ter comunicação intensa na defesa - "tô na bola", "tô nele", "bola", "ajuda", "deixa pra direita, tô na ajuda", "dispara", "recupera", "nega o passe", "bloqueio", "aperta", "Fulano", "2 em 1".
4. Tenha a bola sempre à vista! Fique alerta e mantenha a visão. Saiba sempre onde a bola está. Todos os nossos cinco jogadores têm a responsabilidade de parar a bola e proteger o garrafão.
5. Nenhuma cesta fácil... Volte rápido para a defesa e alcance a bola na linha de 3 pontos. Todos os demais estão dentro da área de 3 pontos protegendo o garrafão e comunicando a seus companheiros quem eles vão marcar falando e apontando para o homem deles.
6. Negue todos os passes de penetração. Nós queremos jogar defesa "bola-você-homem" dentro da linha de 3 pontos. Nossa posição defensiva individual sem a bola é "um passo da linha e dois passos da bola".
7. Nunca permita que seu adversário corte na sua frente. Sempre tente grudar no cortador e forçá-lo por trás de você. Você deve ficar sempre entre seu adversário e a bola.
8. Antecipe-se na defesa. Nós queremos aproveitar para interceptar todos os passes longos e passes fracos picados. Nós somente partimos para roubar bolas se nós podemos agarrar a bola com as duas mãos.
9. Supere o bloqueio. Nós devemos estar alerta e firmes para bloqueios. Nós queremos furar bloqueios e prosseguir no movimento.
10. Troque em bloqueios duros. Nós acreditamos que o chute livre é o que o liquida, não o "mismatch". O único bloqueio que nós nunca trocaremos é o bloqueio da bola.
11. Sempre proteja a zona de defesa quando o seu adversário faz um bloqueio. O defensor que marca o bloqueador sempre abre e protege o garrafão (nenhuma penetração de passe ou drible).
12. Toda vez que a bola se move, você se move. Nós queremos que todos os cinco jogadores se movam como um só durante o movimento da bola no ar.
13. Saiba quem e onde estão os arremessadores pontuadores. Estes são os únicos jogadores que nós sobremarcamos. Para parar o cestinha, nós devemos negar-lhe a bola o máximo possível.
14. Nós não devemos permitir que o craque pegue e chute. Para parar o craque, nós devemos negar-lhe a bola o máximo possível.
15. Frente morta para o pivô de baixo. Nós fechamos a frente de todo pivô de baixo quando a bola está na ala. Frente morta é a maneira mais fácil de manter a bola fora do garrafão, e isto torna mais fácil a ajuda rápida para impedir dribles pelo fundo.
16. Preste atenção para conquistar falta de ataque! Depois de plantar os seus pés, mantenha-se baixo e aberto na sua posição de defesa com suas mãos pro alto. Mantenha o seu peso sobre os calcanhares, e quando você for tocado, caia para trás e faça um barulho alto. Tente aterrissar sobre o seu quadril com o seu queixo colado ao seu peito.
17. 2 em 1 no pivô de baixo. Quando a bola chega ao pivô de baixo, nós fazemos 2 em 1 por cima.
18. Mergulhe no chão após toda bola perdida. Estes são os caras que vencem os campeonatos.
19. Contenha! Faça e mantenha contato em todos os bloqueios. Seja agressivo e deixe a "serragem" para o seu adversário quando estiver bloqueando. Conter é todo dia, todo exercício, todo o tempo.
20 Rebote. Nenhum segundo ou terceiro chutes!
21. Faltas duras. Nós somente fazemos falta para nosso benefício, e quando o fazemos, o fazemos de forma dura. Nunca fazemos falta em um jogador que não é ameaça ofensiva.
Defesa da Bola
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
1. Saiba quem você está marcando - seu número e seu jogo.
2. Mova-se no momento do passe em que a bola está no ar... No passe, ataque a bola que vai para o adversário. Não espere até que a bola seja recebida para iniciar o contato.
3. Pressão na bola! Nós queremos aplicar o máximo de pressão na bola sem sermos batidos pelo drible. Nosso defensor que marca a bola deve estar a uma distância em que alcance o seu adversário, baixo em sua posição de defesa com suas mãos e braços para cima na altura do peito, e pronto a executar a defesa com seus pés... Aqui nós queremos exercer o máximo de pressão na bola sem avançar um dos pés, sem ficar ereto e sem fazer falta.
4. Impedir a penetração com drible. Nós devemos exercer pressão inteligente na bola (dê uma aliviada se necessário) sem permitir a penetração com drible na zona de defesa... Se você for batido pelo drible, gire e corra para recuperar a sua posição.
5. Pressione a bola para as laterais. Sempre force o driblador para fora na direção das laterais. Nós queremos manter a bola fora do 1/3 central da quadra.
6. No middle, no middle, no middle! Mantenha sempre seu pé interno alto e trabalhe duro para impedir a penetração com drible de volta pelo meio do garrafão.
7. Elimine a visão... Barriga pra frente e espelho na bola com suas mãos altas quando o driblador executar o seu drible, e então avance para contê-lo.
8. Pressão no passador... Não permita que o adversário faça passes livremente. Nós queremos agredir continuamente o passador tanto quanto possível e conseguir interceptar o passe.
9. Deslizamentos de defesa inteligentes... Ao deslizar, devemos explodir sob controle, mantemos as mãos para cima, ficamos abaixados e com as pernas abertas, e começamos a bater nossos pés quando estamos a dois passos da bola. Torne os seus tênis de basquete afiados.
10. Mãos para cima em todos os arremessos! Quando a bola vai para cima, as mãos vão também. As mãos estão próximas das orelhas, dedos para o céu... Nós não devemos permitir nenhum arremesso equilibrado. Nós queremos desafiar (alterar ou mudar) cada arremesso.
Defesa na Ajuda
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
1. Jogadores do lado da ajuda devem ajudar e se posicionar. Nós queremos que nossos defensores do lado da ajuda a dois passes da bola tenham ao menos um pé no garrafão quando a bola está acima da linha do lance-livre. Quando a bola está abaixo da linha do lance-livre, nós queremos que nossos defensores do lado fraco tenham os dois pés no interior do garrafão... Os defensores do lado da ajuda devem estar na posição que os permita ver tanto a bola quanto o seu adversário.
2. Ajuda rápida! Nós devemos sempre ajudar rápido. Você nunca deve ajudar muito cedo para proteger o garrafão.
3. Proteja os espaços entre companheiros. Nós devemos sempre ajudar rápido os espaços entre companheiros. Nós ensinamos a nossos jogadores a jogar o "Nós Basquetebol" (protegendo os espaços), não o "Eu Basquetebol" (somente preocupados com o seu adversário).
4. Finte e ataque a bola. Quanto mais próximo o defensor está da bola mais deve ajudar a fechar os espaços deslizando seus pés para o meio de seus companheiros e fintando a bola com sua mão interna... Nós não queremos que o nosso defensor faça 2 em 1, mas que fique numa posição que lhe permita recuperar seu adversário de volta.
5. Preencher e afundar na linha de fundo. Quando a bola é driblada pela linha de fundo, nosso defensor do lado da ajuda mais próximo deve dar um passo para fora (preencher) e tentar a falta de ataque fora do garrafão. Nossos defensores de ajuda restantes devem se re-arrumar em relação à linha da bola (afundar) e proteger o garrafão.


©