GLOSSÁRIO DO FUTSAL

Principal | Geral | Jogadores | Táticas

Ações Táticas

ÁRBITRO - O jogo disputa-se sob o controle dum árbitro que dispõe de toda a autoridade necessária para velar pela aplicação das Leis do Jogo no quadro do jogo que é chamado a dirigir, desde a sua entrada no recinto onde se encontra o retângulo de jogo e acaba quando o tiver abandonado.

ATACANTE - Jogador da equipa que ataca.

BARREIRA - Forma de colocação dos jogadores defensores ante a bola, para tapar o ângulo de remate à baliza, nas faltas.

DEFESA - Função da equipa que não tendo a posse de bola, tem como objetivo tentar impedir que a equipe adversária consiga atingir os objetivos no ataque.

DEFENSOR - Jogador da equipa que defende.

FILOSOFIA DE JOGO - Forma particular de interpretar ou entender o jogo.

FUNDAMENTOS - Técnica a que recorrem os jogadores para resolver situações de jogo.

LER O JOGO - Princípio que consiste em decifrar a estratégia (defensiva ou ofensiva) da equipa adversária, de modo a melhor poder contrariá-la.

SUBSTITUIÇÃO - Troca de um jogador em jogo por um suplente.

TÁCTICA - Ação organizada, imediata e inteligente, para solucionar uma situação de jogo

TÉCNICA - Significado de eficácia na execução.

ÁREA DE GRANDE PENALIDADE - Em cada topo do campo, a 6 m de distância de cada poste da baliza, está traçado um semicírculo perpendicular à linha de baliza o qual se prolonga no interior do campo com um raio de 6 m.
A parte superior deste semicírculo é uma linha de 3,16 m, exatamente paralela à linha de baliza entre os dois postes de baliza.
O espaço compreendido no interior deste semicírculo denomina-se de ÁREA DE GRANDE PENALIDADE.

BALIZAS - As balizas estão colocadas no centro de cada linha de baliza.
A distância que separa os dois postes é de 3 m, e o bordo inferior da barra transversal situa-se a 2 m do solo.

BOLA - Esférico feito de couro ou material equivalente, com uma circunferência de 64 cm no máximo e 62 cm no mínimo, pesa entre 400 e 440 g no começo do jogo e tem uma pressão que pode variar entre 0,4 e 0,6 atmosferas.

BOLA AO SOLO - Depois de uma interrupção temporária do jogo, provocada por uma causa não prevista nas Leis do Jogo, o jogo deve ser recomeçado com uma bola ao solo.

BOLA FORA DO JOGO - A bola está fora do jogo quando:
- atravessar completamente a linha de baliza (linha de fundo) ou linha lateral, quer junto ao solo quer pelo ar.
- o jogo seja interrompido pelo árbitro.
- toque no teto.

FALTAS ACUMULADAS - São todas as sancionadas com pontapé-livre direto a que se referem as mencionadas na Lei 12 das Leis do Jogo.
As cinco primeiras faltas acumuladas por cada equipa em cada período, deverão ficar registradas no boletim de jogo.

GOL - Um gol é marcado quando a bola transpõe completamente a linha de baliza, entre os postes e por baixo da trave.

INTERVALO - O intervalo entre as duas partes do jogo, não deve exceder os 15 minutos.

LANÇAMENTO DE BALIZA - O lançamento de baliza é uma das formas de recomeço do jogo.
Um gol não pode ser marcado diretamente de um lançamento de baliza.
Um lançamento de baliza será concedido quando a bola tocada em último lugar por um jogador da equipa atacante, ultrapassar completamente a linha de baliza (linha de fundo), quer seja rente ao solo ou pelo ar, sem que um golo tenha sido marcado em conformidade com a Lei 11 das Leis do Jogo.

MARCA DE GRANDE PENALIDADE - Sobre uma linha imaginária perpendicular ao meio da linha de baliza entre os postes, e a 6 m desta linha, está feita, de forma visível, uma marca, que se denomina MARCA DE GRANDE PENALIDADE.

PARTES DO JOGO - O jogo compreenderá dois períodos iguais de 20 minutos cada um.

PONTAPÉ DE CANTO - O pontapé de canto é uma forma de recomeço do jogo.
Um golo pode ser marcado diretamente de um pontapé de canto, mas unicamente contra a equipe adversária.
Um pontapé de canto é assinalado quando a bola, tocada em último lugar por um jogador da equipa defensora, ultrapassar completamente a linha de baliza (linha de fundo), quer seja rente ao solo ou pelo ar, sem que um golo tenha sido marcado em conformidade com a Lei 11 das Leis do Jogo.

PONTAPÉ DE GRANDE PENALIDADE - Um pontapé de grande penalidade deve ser assinalado contra a equipe que cometa, dentro da sua própria área de grande penalidade e no momento em que a bola esteja em jogo, uma das dez faltas punidas com pontapé-livre direto.

PONTAPÉ DE LINHA LATERAL - O pontapé de linha lateral é uma forma de repor a bola em jogo.
É concedido quando a bola ultrapassar completamente a linha lateral, quer seja pelo solo quer pelo ar ou tenha batido no teto, no local em que a bola ultrapassou a linha lateral, à equipa adversária do jogador que tocou abola em último lugar.

SEGUNDA MARCA DE GRANDE PENALIDADE - Sobre uma linha imaginária perpendicular ao meio da linha de baliza, entre os postes, e a 10 m desta linha, está feita, de forma visível, uma marca, que se denomina SEGUNDA MARCA DE GRANDE PENALIDADE.

TEMPO MORTO - As equipas têm a possibilidade, através do treinador, de pedir um minuto de tempo morto em cada um dos períodos, mas só será permitido quando a equipa estiver de posse de bola.

ZONA DE SUBSTITUIÇÕES - A zona de substituições situa-se do mesmo lado em frente de cada banco dos técnicos e substitutos, dessa mesma equipa, ou seja, no lado do meio campo de cada equipa que atua como defensora.

©