DINÂMICA DO JOGO DE VOLEIBOL, RECEPÇÃO, SAQUE, BLOQUEIO, LEVANTAMENTO E ATAQUE

O jogo de voleibol é dividido em dois momentos: k1 ou side-out (momento que corresponde à ação dos fundamentos da recepção, levantamento e ataque) e do k2 ou transição (momento que corresponde à ação dos fundamentos bloqueio, defesa, levantamento e ataque). Estas ações não se sucedem segundo uma ordem cronológica, conforme pode ser evidenciado pela imagem abaixo:

dinâmica do jogo de voleibol blog bolar
Fig.1 - Esquema da dinâmica do jogo


Dentre todas estas ações, a recepção representa o primeiro fundamento realizado por uma equipe na construção de sua fase ofensiva, na qual se objetiva servir o levantador com o maior número de atacantes em condições de receber a bola para efetuar o ataque.

recepção de saque no voleibol blog bolar
Fig.2 - Recepção de saque


A recepção pode ser avaliada de acordo com critérios técnicos e táticos. Com base na análise técnica, a recepção pode ser classificada de acordo com a zona na qual a bola é direcionada, a trajetória da bola e a possibilidade de distribuição do levantador com os atacantes da equipe. Com base na análise tática, a recepção pode ser analisada de acordo com o número de receptores, de acordo com as proteções e trocas, e em relação para as zonas ocupadas pelos receptores.

Víd.1 - Recepção na Superliga Fem. 2020/21



Contudo, uma defesa dentro de cada quadrante pode apresentar diferentes incidências, de modo que atualmente se trabalha com quatro quadrantes (A, B, C e D) dentro de cada posição, gerando ao todo trinta e seis quadrantes em uma quadra de vôlei.

Víd.2 - Recepção na Superliga Mas. 2020/21



Por:

Professor Walber Costa

- 17/Maio/2021

Deixe seu comentário







PORTFÓLIO DE PRODUTOS E SERVIÇOS


produto Bolar


produto Bolar


produto Bolar