DINÂMICA DO JOGO DE VOLEIBOL, RECEPÇÃO, SAQUE, BLOQUEIO, LEVANTAMENTO E ATAQUE

O jogo de voleibol é dividido em dois momentos: k1 ou side-out (momento que corresponde à ação dos fundamentos da recepção, levantamento e ataque) e do k2 ou transição (momento que corresponde à ação dos fundamentos bloqueio, defesa, levantamento e ataque). Estas ações não se sucedem segundo uma ordem cronológica, conforme pode ser evidenciado pela imagem abaixo:

dinâmica do jogo de voleibol blog bolar
Fig.1 - Esquema da dinâmica do jogo


Dentre todas estas ações, a recepção representa o primeiro fundamento realizado por uma equipe na construção de sua fase ofensiva, na qual se objetiva servir o levantador com o maior número de atacantes em condições de receber a bola para efetuar o ataque.

recepção de saque no voleibol blog bolar
Fig.2 - Recepção de saque


A recepção pode ser avaliada de acordo com critérios técnicos e táticos. Com base na análise técnica, a recepção pode ser classificada de acordo com a zona na qual a bola é direcionada, a trajetória da bola e a possibilidade de distribuição do levantador com os atacantes da equipe. Com base na análise tática, a recepção pode ser analisada de acordo com o número de receptores, de acordo com as proteções e trocas, e em relação para as zonas ocupadas pelos receptores.

Vid.1 - Recepção na Superliga Fem. 2020/21



Contudo, uma defesa dentro de cada quadrante pode apresentar diferentes incidências, de modo que atualmente se trabalha com quatro quadrantes (A, B, C e D) dentro de cada posição, gerando ao todo trinta e seis quadrantes em uma quadra de vôlei.

Vid.2 - Recepção na Superliga Mas. 2020/21



Por:

Professor Walber Costa

- 17/Maio/2021

Deixe seu comentário







PORTFÓLIO DE PRODUTOS E SERVIÇOS

placar manual portatil de tenis

PLACAR MANUAL DE TÊNIS

quadro tatico magnético portátil de futebol

QUADRO TÁTICO PORTÁTIL FUTEBOL

pasta tática personalizada para futebol

PASTA TÁTICA MAGNÉTICA FUTEBOL




MAPA DO SITE