ACADEMIA DE BASQUETE BOLAR NO SHOPPING NOVA AMERICA - RIO DE JANEIRO

Bolar Liga de Basquete ALPHA
Fig.1 - Liga Bolar ALPHA

Bolar Liga de Basquete FALCON
Fig.2 - Liga Bolar FALCON

Bolar Liga de Basquete FENIX
Fig.3 - Liga Bolar FENIX

Bolar Liga de Basquete NEON
Fig.4 - Liga Bolar NEON

Bolar Liga de Basquete TOURO
Fig.5 - Liga Bolar TOURO


Bolar basketball project news
Fig.6 - NA MÍDIA INTERNACIONAL

Clique na imagem acima para ler algumas matérias publicadas (em inglês) na mídia da Califórnia por iniciativa de nosso parceiro Tony Freccero, fundador da Triple Threat Academy.

Fale Conosco




Missão
Utilizar o basquetebol como instrumento de educação.

Visão
Contribuir para a transformação dos participantes do projeto em seres humanos livres no pensar e no agir.

Filosofia
. Educação pela inteligência
Impor ao jovem desequilíbrios físicos e sociais, obrigando-o a tentar soluções sempre novas e permitidas por regras específicas, até que seu organismo reconquiste o equilíbrio natural.

academia de basquete bolar 2002
Fig.7 - Primeiros alunos da Academia de basquete Bolar






. Grupo de alunos
Durante o período de formação do jovem, o seu grupo de amigos é o principal ingrediente que cria o ambiente propício ou não ao seu desenvolvimento neural e emocional

. Basquete
Um esporte coletivo que permite ao praticante correr, saltar e arremessar, desenvolvendo todas as capacidades físicas para as quais o homem foi criado.

. Dinâmica
Tanto a Quantidade quanto a qualidade das interações dos alunos são ilimitadas e imprevisíveis nos treinos e jogos de basquete.

academia de basquete bolar 2002
Fig.8 - Clínica de basquete com Tony em 2002

Triple Threat Academy - Clínica Tony Freccero 2002

Metodologia de Treino
. Ênfase nas perguntas
Facilitar as descobertas, para uma efetiva construção da inteligência e da consciência social, individual e técnica do aluno.

. Respeito
Importância e significado do espaço acadêmico, das regras do jogo e das diferenças entre cada um.

. Antecipação
Estímulo ao entendimento dos experimentos em quadra como eventos futuros na da vida de cada um.

. Conflitos
Soluções de forma positiva, com intervenções precisas do professor, a fim de trazer benefícios para todos.

. Responsabilidade
Aprendizado com atitudes próprias e de outros, criando uma ligação entre os variados efeitos bons e maus ante suas causas.

academia de basquete bolar 2003
Fig.9 - Primeiro torneio da Liga Bolar em 2003

A melhoria do indivíduo cabe ao grupo como um todo

Valores a serem estimulados nos alunos pelo professor
Bill Bradley - Senador nos EUA e ex-atleta da NBA
. Paixão - Prazer e diversão puros.
. Disciplina - O círculo virtuoso.
. Altruísmo - Ajudar o outro, ajudar a si mesmo.
. Respeito - Dar e receber.
. Perspectiva - Atitude de Equilíbrio.
. Coragem - Colocar-se na linha de frente.
. Liderança - Revelar o melhor nos outros.
. Responsabilidade - Sem desculpas, nenhuma.
. Superação - Encarar tanto o triunfo quanto o desastre.
. Imaginação - Criar o jogo.

Waldir Boccardo na academia de basquete bolar 2003
Fig.10 - Waldir Boccardo ensinando a pensar

Regulamento
. Cada núcleo/escola formará uma das cinco equipes da Liga, sendo elas: ALPHA, FENIX, FALCON, NEON E TOURO.
. Um valor de inscrição para cada equipe será definido, dando direito à carteira de treinador/atleta e ao respectivo uniforme de jogo obrigatório nos jogos.
. Será permitida a personalização do nome do atleta, bem como da logomarca de um patrocinador no uniforme.
. A Liga deverá definir os locais dos jogos juntamente com o calendário anual, árbitro oficial e mesário.
. Cada equipe terá um professor responsável pelos treinos e por dirigi-la nos jogos.
. As equipes serão compostas por 15 (quinze) alunos do ensino fundamental, sendo somente 6 (seis) do nono e último ano, visando o processo de renovação da equipe para o próximo ano.
. O treinador deverá comprovar três treinos da equipe por semana, cada um com 90 minutos de duração.
. Cada equipe contará com responsáveis pela sua comunicação com a respectiva comunidade, via mídias socias, contando com entrevistas, vídeos de jogos e treinos, estatísticas das equipes e dos atletas, etc.
. Haverá um jogo por semana, conforme calendário anual apresentado e aprovado pelos treinadores.
. Cada equipe terá um ou dois responsáveis pela estatística de seus jogadores.
. Uma liga BOLAR sempre compreenderá as 5 (cinco) equipes identificadas acima.
. A Quantidade de Ligas não tem limite, podendo ser replicada onde quer que haja equipes interessadas.

Waldir Boccardo na academia de basquete bolar 2003
Fig.11 - Waldir Boccardo - 2003

Calendário Anual
. Pré-temporada -
Fevereiro/Março.
Festa do Draft e peneiras/Fichas de Inscrição/Carteirinhas.
Uniformes/Patrocínio do time e da Liga na camisa.
Treinos.
Amistosos.

. Primeiro Turno -
Abril a Junho.

. Intervalo de Férias -
Julho

academia de basquete bolar 2004
Fig.12 - Atletas da Bolar em 2004

. Eventos -
Agosto.
Clínica para jogadores e treinadores com profissional local.
Jogo das Estrelas.
Torneios de arremesso, drible, passe, rebote, bandeja e 1x1.

. Segundo Turno -
Setembro a Novembro.
Abertura de inscrição de novas Ligas para o próximo ano.
Renovação e inscrição de equipes para o próximo ano.

. Finais -
Melhor de três jogos.

academia de basquete bolar 2004
Fig.13 - Clínica de basquete com Tony

Dezembro
Premiação MVP e Equipe campeã.
Apresentação das equipes e calendário do próximo ano.
Confraternização

academia de basquete bolar 2004
Fig.14 - Parceria Dell'Arte Teatro Municipal

academia de basquete bolar 2004
Fig.15 - Mummenschanz no Teatro Municipal

Jogo Semanal
Materiais exclusivos BOLAR -
. Bolas de jogo (marca a definir).
. Uniformes das equipes (Bolar).
. Tênis de basquete - Programa de doações (marca a definir).
Voluntários para os jogos -
. Alunos das escolas participantes, atletas ou não.
Responsabilidades dos voluntários -
. Placar.
. Estatística das equipes.
. Fotos.
. Vídeos.
. Reportagens e entrevistas.
. Criação de canal de vídeos, artigos, entrevistas e fotos em rede social.

academia de basquete bolar 2004
Fig.16 - Grafite BOLAR

Torcida
. Somente alunos e professores da escola mandante do jogo poderão fazer parte da torcida
Profissionais
. Mesário - Responsável pelo cronômetro e súmula
. árbitro - Responsável pela condução das partidas de forma didática
. Treinador - Responsável pelo transporte dos atletas (equipe visitante) - Direção da equipe
. Coordenador - Gerente responsável pelo sucesso da Liga, eleito anualmente entre os respectivos professores treinadores

Avaliações
. Projeto
Resultados quantitativos e qualitativos, positivos e negativos e plano de ação para o próximo ano.

. Alunos
Elaboração do perfil quantitativo e qualitativo do aluno nos ambientes de treino, de jogo, em família e na escola.

academia de basquete bolar 2004
Fig.17 - Grafite FENIX

Patrocínio e Divulgação
. Cada treinador deverá agir como o gerente geral da sua equipe.
. Cada equipe poderá indicar apenas um patrocinador visando anular ou reduzir a cobrança de anuidade.
. O nome ou a marca do patrocinador da equipe será impresso nas costas da camiseta do uniforme, acima do número.
. Cada Liga poderá ter um único e mesmo patrocinador para as cinco equipes.
. O site da BOLAR terá um espaço exclusivo para a Liga e seus patrocinadores, gerando visibilidade para seus mais de 20mil visitantes mensais.
. O marketing do projeto não é o nosso foco e se baseará exclusivamente na mídia espontânea dos veículos de comunicação, o que ocorrerá naturalmente, devido à qualidade e importância do trabalho de educação desenvolvido.

academia de basquete bolar 2004
Fig.18 - Grafite NEON

Objetivo Específico
Comprovar a importância do Esporte, especificamente o Basquetebol, no processo educacional e no desenvolvimento global do adolescente.

Objetivo Geral
Proporcionar a cada adolescente do Projeto Bolar experiências lúdicas, através das quais serão desenvolvidos processos de inclusão, capacitação e socialização.

academia de basquete bolar 2004
Fig.19 - Grafite NEON

Objetivos a serem alcançados
. Aumento do nível de escolaridade.
. Saúde física e psíquica equilibrada.
. Auto-estima elevada.
. Respeito às diferenças.
. Conhecer e valorizar o espaço escolar.
. Resolver conflitos através do diálogo.
. Hábitos de cortesia e boas maneiras.
. Aparência física elaborada.

academia de basquete bolar 2004
Fig.20 - Atletas do Jogo das Feras de 2004

. Desenvolvimento físico (peso/altura).
. Melhoria do nível de empregabilidade.
. Migração do Egocentrismo para o Altruísmo.
. Bolsas de estudo no Brasil e nos EUA.
. Formação de atletas.

academia de basquete bolar 2004
Fig.21 - Thiago no Club Municipal em 2004


. Preservação de valores individuais.
. Valorização da religiosidade com respeito à crença de cada um.
. Comprometimento social e com o meio ambiente.
. Integração com a família.
. Desenvolvimento cultural: livro, música, teatro, dança.
. Redução da violência (escola/família/grupo social).
. Paz social e interior.

academia de basquete bolar 2004
Fig.22 - Nosso mural

História de sucesso (2002 a 2005)
. Shopping Nova América - Rio de Janeiro

academia de basquete bolar 2004
Fig.23 - Equipe Alpha 2004

academia de basquete bolar 2004
Fig.24 - Equipe Falcon 2004

academia de basquete bolar 2004
Fig.25 - Equipe Neon 2004

academia de basquete bolar 2004
Fig.26 - Equipe Touro 2004

academia de basquete bolar 2004
Fig.27 - Equipe Fenix 2004