ACADEMIA DE BASQUETE BOLAR NO SHOPPING NOVA AMERICA - RIO DE JANEIRO
Clique na imagem acima para ler algumas matérias publicadas (em inglês) na mídia da Califórnia por iniciativa de nosso parceiro Tony Freccero, fundador da Triple Threat Academy.
Missão
Utilizar o basquetebol como instrumento de educação.
Visão
Contribuir para a transformação dos participantes do projeto em seres humanos livres no pensar e no agir.
Filosofia
. Educação pela inteligência
Impor ao jovem desequilíbrios físicos e sociais, obrigando-o a tentar soluções sempre novas e permitidas por regras específicas,
até que seu organismo reconquiste o equilíbrio natural.
. Grupo de alunos
Durante o período de formação do jovem, o seu grupo de amigos é o principal ingrediente que cria o ambiente propício ou não
ao seu desenvolvimento neural e emocional
. Basquete
Um esporte coletivo que permite ao praticante correr, saltar e arremessar, desenvolvendo todas as capacidades físicas para as quais o homem foi criado.
. Dinâmica
Tanto a Quantidade quanto a qualidade das interações dos alunos são ilimitadas e imprevisíveis nos treinos e jogos de basquete.
Metodologia de Treino
. Ênfase nas perguntas
Facilitar as descobertas, para uma efetiva construção da inteligência e da consciência social, individual e técnica do aluno.
. Respeito
Importância e significado do espaço acadêmico, das regras do jogo e das diferenças entre cada um.
. Antecipação
Estímulo ao entendimento dos experimentos em quadra como eventos futuros na da vida de cada um.
. Conflitos
Soluções de forma positiva, com intervenções precisas do professor, a fim de trazer benefícios para todos.
. Responsabilidade
Aprendizado com atitudes próprias e de outros, criando uma ligação entre os variados efeitos bons e maus ante suas causas.
A melhoria do indivíduo cabe ao grupo como um todo
Valores a serem estimulados nos alunos pelo professor Bill Bradley - Senador nos EUA e ex-atleta da NBA
. Paixão - Prazer e diversão puros.
. Disciplina - O círculo virtuoso.
. Altruísmo - Ajudar o outro, ajudar a si mesmo.
. Respeito - Dar e receber.
. Perspectiva - Atitude de Equilíbrio.
. Coragem - Colocar-se na linha de frente.
. Liderança - Revelar o melhor nos outros.
. Responsabilidade - Sem desculpas, nenhuma.
. Superação - Encarar tanto o triunfo quanto o desastre.
. Imaginação - Criar o jogo.
Regulamento
. Cada núcleo/escola formará uma das cinco equipes da Liga, sendo elas: ALPHA, FENIX, FALCON, NEON E TOURO.
. Um valor de inscrição para cada equipe será definido, dando direito à carteira de treinador/atleta e ao respectivo uniforme de jogo obrigatório nos jogos.
. Será permitida a personalização do nome do atleta, bem como da logomarca de um patrocinador no uniforme.
. A Liga deverá definir os locais dos jogos juntamente com o calendário anual, árbitro oficial e mesário.
. Cada equipe terá um professor responsável pelos treinos e por dirigi-la nos jogos.
. As equipes serão compostas por 15 (quinze) alunos do ensino fundamental, sendo somente 6 (seis) do nono e último ano,
visando o processo de renovação da equipe para o próximo ano.
. O treinador deverá comprovar três treinos da equipe por semana, cada um com 90 minutos de duração.
. Cada equipe contará com responsáveis pela sua comunicação com a respectiva comunidade, via mídias socias,
contando com entrevistas, vídeos de jogos e treinos, estatísticas das equipes e dos atletas, etc.
. Haverá um jogo por semana, conforme calendário anual apresentado e aprovado pelos treinadores.
. Cada equipe terá um ou dois responsáveis pela estatística de seus jogadores.
. Uma liga BOLAR sempre compreenderá as 5 (cinco) equipes identificadas acima.
. A Quantidade de Ligas não tem limite, podendo ser replicada onde quer que haja equipes interessadas.
Calendário Anual
. Pré-temporada -
Fevereiro/Março.
Festa do Draft e peneiras/Fichas de Inscrição/Carteirinhas.
Uniformes/Patrocínio do time e da Liga na camisa.
Treinos.
Amistosos.
. Primeiro Turno -
Abril a Junho.
. Intervalo de Férias -
Julho
. Eventos -
Agosto.
Clínica para jogadores e treinadores com profissional local.
Jogo das Estrelas.
Torneios de arremesso, drible, passe, rebote, bandeja e 1x1.
. Segundo Turno -
Setembro a Novembro.
Abertura de inscrição de novas Ligas para o próximo ano.
Renovação e inscrição de equipes para o próximo ano.
. Finais -
Melhor de três jogos.
Dezembro
Premiação MVP e Equipe campeã.
Apresentação das equipes e calendário do próximo ano.
Confraternização
Jogo Semanal
Materiais exclusivos BOLAR -
. Bolas de jogo (marca a definir).
. Uniformes das equipes (Bolar).
. Tênis de basquete - Programa de doações (marca a definir).
Voluntários para os jogos -
. Alunos das escolas participantes, atletas ou não.
Responsabilidades dos voluntários -
. Placar.
. Estatística das equipes.
. Fotos.
. Vídeos.
. Reportagens e entrevistas.
. Criação de canal de vídeos, artigos, entrevistas e fotos em rede social.
Torcida
. Somente alunos e professores da escola mandante do jogo poderão fazer parte da torcida
Profissionais
. Mesário - Responsável pelo cronômetro e súmula
. árbitro - Responsável pela condução das partidas de forma didática
. Treinador - Responsável pelo transporte dos atletas (equipe visitante) - Direção da equipe
. Coordenador - Gerente responsável pelo sucesso da Liga, eleito anualmente entre os respectivos professores treinadores
Avaliações
. Projeto
Resultados quantitativos e qualitativos, positivos e negativos e plano de ação para o próximo ano.
. Alunos
Elaboração do perfil quantitativo e qualitativo do aluno nos ambientes de treino, de jogo, em família e na escola.
Patrocínio e Divulgação
. Cada treinador deverá agir como o gerente geral da sua equipe.
. Cada equipe poderá indicar apenas um patrocinador visando anular ou reduzir a cobrança de anuidade.
. O nome ou a marca do patrocinador da equipe será impresso nas costas da camiseta do uniforme, acima do número.
. Cada Liga poderá ter um único e mesmo patrocinador para as cinco equipes.
. O site da BOLAR terá um espaço exclusivo para a Liga e seus patrocinadores, gerando visibilidade para seus mais de 20mil visitantes mensais.
. O marketing do projeto não é o nosso foco e se baseará exclusivamente na mídia espontânea
dos veículos de comunicação, o que ocorrerá naturalmente, devido à qualidade e importância
do trabalho de educação desenvolvido.
Objetivo Específico
Comprovar a importância do Esporte, especificamente o Basquetebol, no processo educacional e no desenvolvimento global do adolescente.
Objetivo Geral
Proporcionar a cada adolescente do Projeto Bolar experiências lúdicas, através das quais serão desenvolvidos
processos de inclusão, capacitação e socialização.
Objetivos a serem alcançados
. Aumento do nível de escolaridade.
. Saúde física e psíquica equilibrada.
. Auto-estima elevada.
. Respeito às diferenças.
. Conhecer e valorizar o espaço escolar.
. Resolver conflitos através do diálogo.
. Hábitos de cortesia e boas maneiras.
. Aparência física elaborada.
. Desenvolvimento físico (peso/altura).
. Melhoria do nível de empregabilidade.
. Migração do Egocentrismo para o Altruísmo.
. Bolsas de estudo no Brasil e nos EUA.
. Formação de atletas.
. Preservação de valores individuais.
. Valorização da religiosidade com respeito à crença de cada um.
. Comprometimento social e com o meio ambiente.
. Integração com a família.
. Desenvolvimento cultural: livro, música, teatro, dança.
. Redução da violência (escola/família/grupo social).
. Paz social e interior.
História de sucesso (2002 a 2005)
. Shopping Nova América - Rio de Janeiro