FILOSOFIA DE JOGO NO BASQUETE


Cabe ao treinador demonstrar como sua equipe pode pontuar da maneira mais fácil e, igualmente, como dificultar ao máximo que o adversário pontue. O grande objetivo de uma filosofia clara é ter jogadores que pensem bem e juntos, de forma individual e coletiva.

Para atacarmos um problema e o resolvermos, o melhor método é dividi-lo em partes. Solucionando as partes, resolvemos o todo. Por isso, é necessário subdividir o jogo em seus ciclos para, então, definirmos as ações específicas a cada um.

Um jogo de basquete possui "N" ciclos que se repetem, pois a regra do tempo de posse de bola o obriga. Apesar de nunca serem idênticos, nem os 24 segundos serem realmente 24 segundos, seguem um padrão que reflete as filosofias de jogo das duas equipes, ou ausência delas.

Cada ciclo do jogo contempla quatro fases distintas: defesa, transição ofensiva, ataque e transição defensiva. Cada jogador deve ter em mente como agir coletivamente em cada uma, para que as mais rápidas e melhores decisões sejam tomadas.

Para que as ações sejam eficazes, elas devem ser precedidas de decisões ótimas, as quais devem ser treinadas e compreendidas por cada atleta.

É aí que a filosofia do técnico cria diferencial para a equipe. Sua filosofia de jogo deve ser clara, de fácil assimilação e dinâmica, evoluindo a cada partida.

O saudoso amigo, prof. Waldir Boccardo, técnico campeão nacional e internacional, conseguiu condensar toda a técnica e tática do basquete em uma filosofia clara, contida em seu livro, Os Dez Mandamentos do Basquete Moderno, deixando um importante legado. Acredito ser este um exemplo a ser seguido no Brasil.

O segredo de uma filosofia robusta é não ser um segredo, é respeitar o poder de decisão do atleta, um ser humano capaz de criar soluções inimagináveis. Desta forma, mesmo que o treinador a tenha publicado em um livro e seja amplamente conhecida pelos adversários, estes jamais obterão vantagem competitiva por isso.

Vejamos as fases de cada ciclo do jogo de basquete abaixo:

Defesa organizada
a. Defendendo o garrafão e o pivô;
b. Defendendo o perímetro, a penetração e o matador;

Transição ofensiva
a. Preparando e executando o contra ataque;
b. Ataque contra pressão;

Ataque organizado
a. Armando o triângulo lateral;
b. Analisando a defesa adversária;
c. Aplicando os melhores fundamentos ofensivos;

Transição defensiva
a. Defesa Pressão;
b. Impedindo o contra ataque.

Situações especiais
1. Bola ao alto;
2. Lance livre;
3. Fundo bola no ataque;
4. Lateral;
5. Faltando poucos segundos para o fim do jogo:
a. Em vantagem no placar;
b. Em desvantagem no placar;




Este artigo sofrerá alterações sempre que necessário, para aperfeiçoamento da filosofia, seja ela aplicada ao jogo ou ao treino.

A filososfia de jogo é utilizada nos jogos, porém, deve ser construída nos treinos dos fundamentos táticos individuais e coletivos.

Como queremos que os atletas e a equipe pensem e tomem as melhores decisões, os treinos deverão ser dominados, obrigatoriamente, por perguntas do treinador.

DEFESA AGRESSIVA 5X3
Construindo as bases para o contra ataque através de uma Defesa Agressiva.

Manter a posição defensiva (STANCE) correta e agressiva, com as pernas flexionadas, prontas para movimentos explosivos.

Efetuar os deslocamentos laterais (CRAB MOVE - Movimento do Caranguejo), mantendo o joelho anterior na direção do movimento.

Efetuar os deslocamentos para frente e para trás com passada de ESGRIMA, sem cruzar as pernas.

Defendendo o Adversário sem a bola no lado forte:
Uma das mãos entre a bola e o adversário, negando o passe fácil pela frente e o outro braço no adversário, sem falta, mantendo-se entre ele e a cesta, e obrigando-o a permanecer longe dela.

Pergunta estratégica a ser feita no treino:
Como dificultar o passe pela frente (DENY) e, ao mesmo tempo, o passe pelas costas (BACKDOOR)?

Dificultando o PICK AND ROLL ou o PICK AND POP:
1. Utilização de cinco jogadores, dois marcadores diretos e três na ajuda, mantendo o controle do arremessador de três pontos no lado fraco.

2. Comunicação entre os jogadores:
a. Dependendo da posição do bloqueio, gritar: bloqueio direito ou bloqueio esquerdo;
b. Dependendo do PICK, gritar: pra dentro (DRIVER) ou pra fora (SHOOTER);

3. Ajuda suave e recuperação:
a. Impedir a penetração pelo meio do garrafão (NO MIDDLE);
b. Rotação defensiva dos pivôs;

4. Ajuda forte (HARD HELP AND RECOVER) e recuperação:
a. Impedir o arremesso de três pontos;
b. Rotação defensiva dos pivôs;

5. Pressão 2x1 (TRAP), trocar de marcação (SWITCH), passar empurrando (SQUEEZE).

Defendendo o adversário logo após ele passar a bola:
1. Saltar para a linha da bola (JUMP TO THE BALL) para evitar o passa e entra (GIVE AND GO);
2. Defender como adversário sem bola no lado forte.

Defendendo o Adversário sem a bola no lado fraco:
1. Ajuda e recuperação, dependendo de sua habilidade de arremesso de 3 pontos.
Defendendo o pivô sem a bola:
1. 2/3 por baixo;
2. 2/3 por cima;
3. 3/3 pela frente.

Defendendo o Adversário com a bola:
1. Antes do drible:
a. Língua de cobra – fazer driblar;

2. Durante o drible:
a. Conter – levar para a lateral;
b. Impedir a penetração pelo meio do garrafão (NO MIDDLE).

3. Driblando com a mão esquerda (vice-versa): a. Mão esquerda na cintura do adversário; b. Mão direita bloqueando o passe;

4. Após parar de driblar:
a. Espelho - 2x1, armadilha (TRAP)

Defendendo o Pivô com a bola:
1. Defender o braço mais próximo da cesta;
2. Comunicar-se com quem ajuda. Gritar: fundo ou meio;
3. 2x1.

TRANSIÇÃO OFENSIVA
Construindo um Rebote de defesa eficaz com contra ataque rápido:
1. Bloqueio de rebote (BOX OUT). Quatro jogadores
2. Tapa seguido de posse de bola;
3. Outlet pass;
4. Baseball pass ou drible rápido;
5. Finisher;
6. Trailler

Saída de Pressão Individual com Trap (2x1):
1. Jogadores altos avançam pelos círculos;
2. Melhor driblador avança com a bola utilizando-se dos bloqueios;
3. Criação de ângulo de passe;
4. Cesta fácil.

Driblar somente com um dos objetivos abaixo:
1. Criar espaço (POWER DRIBBLE);
2. Criar oportunidade de cesta para si mesmo;
3. Criar ângulo de passe;
4. Avançar para o ataque;
5. Criar oportunidade de cesta para um companheiro (ASSIST).

ATAQUE ORGANIZADO 5x5
Pensar e agir rápida e coletivamente.
a. Criar o triângulo de ataque (SIDELINE TRIANGLE);
b. Passa e entra com finta do triângulo (GIVE AND GO)
c. Passa e cruza
d. Troca de drible (Exchange Dribble - Hand off pass)
e. Pick n Roll e Pick n Pop
O bloqueio seguido de penetração ou arremesso.

f. Ponte aérea (LOB PASS) ou FLASH seguido de HIGHLOW
Pivô de baixo aparece na linha do lance livre e recebe o passe, assistindo o pivô embaixo da cesta.

g. 1x1 no lado forte (CARRO CHEFE) e com inversão de lado
h. BACKDOOR ou chute de três, na zona morta ou na cabeça
i. In n Out com chute de três
j. Giros de pivô
k. In n out de 3 pontos
l. CURL ou FLARE
Giro no pivô seguido de chute de 2 ou de 3 pontos.

TRANSIÇÃO DEFENSIVA
Construindo um Rebote de ataque eficaz com transição defensiva pressionada:
1. Decisão rebote x balanço defensivo;
2. Furando o bloqueio de rebote com finta de corpo;
3. Dificultar ou impedir o primeiro passe;
4. Pressionar a bola na transição defensiva.

SITUAÇÕES ESPECIAIS Continua...

Por:

Rogério Werneck de Figueiredo

Mar/2020


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