Oakland Tribune

COACH COLLECTS SHOES FOR BRAZILIAN ATHLETES
Pontos de entrega de calçados esportivos são instalados na Bay Area
Katy Murphy
31 de maio de 2005
Oakland Tribune

Project Shoe Assist Bolar
Tony Freccero (à direita) e Lou Richie, da Triple Threat Academy, coletam tênis de basquete na Bishop O'Dowd High School em Oakland.
Freccero entregará os tênis doados para a Bolar Basketball School no Brasil em agosto.

No verão passado, sob o teto com vazamento de um ginásio no Rio de Janeiro, Brasil, Tony Freccero deu a camiseta que estava usando para o vencedor de um concurso de basquete.
Freccero ficou impressionado com a reação entusiasmada do garoto: ele não reclamou que era do tamanho errado ou ligeiramente úmida de suor.

O ex-jogador de basquete da California State University, Hayward, e diretor da Triple Threat Academy em Oakland está retornando ao Brasil em agosto.
Desta vez, ele espera oferecer ainda mais aos atletas adolescentes, muitos dos quais jogam descalços ou com calçados inadequados.

Freccero, um morador de San Leandro, lançou uma campanha na semana passada chamada Project Shoe Assist, inspirada na pilha de tênis de basquete velhos em seu armário.
Esperando que os moradores da Bay Area limpem seus armários de calçados esportivos que não servem mais ou que não são mais usados, ele montou vários pontos de entrega em Hayward, San Leandro, Castro Valley, Alameda, San Carlos e Oakland.

Ele espera enviar cerca de 1.000 pares de calçados esportivos de todos os tamanhos para a América do Sul antes de sua chegada.
Ele mal pode esperar para ver as caras das crianças quando virem sua surpresa.

"Provavelmente será um pandemônio, para falar a verdade", ele disse, com um sorriso fácil.
Freccero, 27, ficou tão comovido com sua experiência de duas semanas com a Bolar Basketball School, uma organização sem fins lucrativos, em julho passado, que decidiu ficar por três meses dessa vez.

A escola, que é administrada sozinho pelo brasileiro Rogerio Werneck, fica em meio a favelas improvisadas, ou favelas, como aquelas retratadas no filme "Cidade de Deus".
A quadra de basquete é feita de concreto e geralmente está escorregadia com chuva e condensação do ar quente e espesso. Os aros estão tortos.

Mas Freccero, que está aprendendo português, vê a quadra como um lugar de esperança para os quase 50 adolescentes que vão lá.
Não só os mantém ocupados e longe de problemas; habilidades de basquete, ele espera, podem ajudar alguns deles a ganhar bolsas de estudo para a faculdade.
Ele também planeja dar uma aula básica de inglês na academia.
"Espero levar isso para o próximo nível", ele disse.

Este pode não ser o último projeto de coleta de calçados de Freccero.
Dependendo do sucesso desta iniciativa, ele disse, ele pode fazer outra em outro lugar do mundo. "A beleza disso é que sempre haverá sapatos usados", ele disse.

Katy Murphy cobre educação em Hayward, Castro Valley, San Leandro e San Lorenzo.